Slad Show

Slice 1 - Image 1 Slice 1 - Image 2 Slice 1 - Image 3 Slice 1 - Image 4
Slice 2 - Image 1 Slice 2 - Image 2 Slice 2 - Image 3 Slice 2 - Image 4
Slice 3 - Image 1 Slice 3 - Image 2 Slice 3 - Image 3 Slice 3 - Image 4
Slice 4 - Image 1 Slice 4 - Image 2 Slice 4 - Image 3 Slice 4 - Image 4

...Espetacular

...Muita Aventura

...Pura Mitologia

...A vida dos jovens

Sugestões Bibliográficas Clássicas

A língua de fora
Esplêndida fábula de peripécias "de repentes" & reencontros 
Juva Batella 


 


"Até que, numa certa noite, uma noite de estranha quietude, em que nem mesmo uma brisa soprava e nenhum ramo se mexia, aconteceu aquilo: a Língua Portuguesa escutou, por acaso, uma conversa que não deveria ter escutado e que mudou a sua vida."

O texto demonstra cada figura de sintaxe, sendo como um personagem.

Juva Batella criou, nesta fábula, um mundo fantástico habitado por "personagens" da língua portuguesa onde uma princesa enclausurada — a própria Língua Portuguesa — é protagonista. Toda a ação acontece no Reino das Palavras Contadas, antigo Reino das Palavras Livres, que fora dominado pelo tirânico Verbo e pelos Verborrágicos após a morte do Rei, Latino Vulgar, pai da princesa portuguesinha. Um grupo de rebeldes, liderado pelo Tom Coloquial, tenta convencer a princesa, só vista pela "janela mais alta do andar mais alto da mais alta torre da majestosa mansão" do seu importante papel de libertar as palavras e liderar a revolução que mudará para sempre o (novamente renomeado) Reino das Palavras Livres. E no meio dessa luta, uma grande paixão nascerá.


O leitor, sem idade, se envolverá com as características de cada personagem, descobrindo e relembrando na leitura, como funcionam na prática as figuras de linguagem e os elementos de nossa língua. Romance, aventura, fantasia, ação e aprendizado se misturam nesta incomparável obra.
"É uma agradável e surpreendente história de rebeldia, com reis despóticos, princesas inocen-tes e cavaleiros audaciosos, rica em cenas de luta e de humor; mas também funda um universo inconfundível, e até certo ponto inexplorado: no coração da língua portuguesa, no, o combate entre a língua culta e a língua popular." Vinicius Jatobá - crítico literário


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Casa, moradia e histórias de susto

Autor: Rodrigo O texto casa de arrepiar pode ser trabalhado em conjunto com a música "A casa" de Vinícius de Moraes. A proposta ...